O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), em parceria com o Instituto Aço Brasil e com a Worldsteel Association, realizou pesquisa que retrata o uso de sistemas construtivos intensivos em aço nas obras brasileiras. Os dados foram coletados no final de 2018 junto a 185 construtoras e 80 projetistas, que representaram cerca de 23% de todo o volume de obras entregues em 2017. Os respondentes das 80 empresas que prestam o serviço de projeto foram em sua maioria os próprios tomadores de decisão, como os sócios-proprietários e/ou ocupantes de cargos de diretoria.
Ao analisar o tipo de fundação, as obras comerciais como os shoppings, escritórios, escolas, dentre outros, representaram 60% dos projetos especificados com as estacas metálicas. Em relação ao tipo de laje, as de concreto moldado in loco representaram 60,4% das lajes projetadas, e lajes com fôrma colaborante steel deck e lajes estruturadas em perfis de steel framing representaram em conjunto 4,4%. As obras comerciais também foram as que mais empregaram esse tipo de sistema construtivo.
Sobre os tipos de estrutura, as estruturas metálicas e mistas vêm ganhando mercado, chegando participar de 6,8% do projetado. O concreto moldado in loco ainda tem uma participação maior, representando 45,3% das obras. Segundo os projetistas, o uso das estruturas metálicas tem mudado nos últimos anos, com aumento de 40% na demanda.
Saiba mais informações na matéria Para projetistas, demanda por estrutura metálica cresceu 40% , escrita pela revista Estrutura da ABECE.
Clique AQUI e boa leitura!