No mês de julho é celebrado o dia do meio ambiente, por isso não podemos deixar de falar a respeito da importância de sua preservação, que é essencial para nossa sobrevivência no planeta. Esse assunto tem sido tema de debates ao redor do mundo, principalmente nos dias atuais, onde estamos sentindo na pele os efeitos da degradação ambiental.
A construção civil é indicada como o setor que mais consome os recursos naturais, além ainda de ser responsável por boa parte dos resíduos sólidos gerados nos centros urbanos, causando grandes impactos no ecossistema. As consequências resultadas destas ações, por vários anos foram desconsideradas por muitas empresas do setor.
No entanto, atualmente, podemos notar o surgimento de novas visões e empresas seriamente preocupadas em preservar o meio ambiente, utilizando os seus recursos naturais de forma consciente. Um exemplo disso é Esper Engenharia de Projetos, que atua no desenvolvimento de projetos comerciais e residenciais. A empresa opera na retaguarda das construtoras com ações que visam a melhor economia possível de materiais e a escolha dos processos mais adequados para cada tipo de estrutura. Visando com isso, a redução da extração de matérias primas do meio ambiente, gerando o mínimo possível de impacto ambiental.
Além disso, a Esper possui políticas de racionalização de projetos, visando o máximo reaproveitamento de formas de madeiras utilizadas para confecção da estrutura; a otimização do corte do aço, entre outras. Nesse sentido, podemos notar a importância de ações como estas para amenizar os impactos na natureza e principalmente para incentivar a consciência ambiental em todos os setores da sociedade civil.
Walid Joseph Esper