A fundação é uma etapa muito importante de uma construção, isso porque, se ela não for bem realizada pode causar inúmeros problemas durante a edificação da obra, inclusive pode impedir sua conclusão. Na tentativa de evitar esses problemas, foram criadas, inclusive, normas que norteiam a execução de projetos de fundações no Brasil, a principal delas é A NBR 6120, mas apesar disso, ainda existem muitos problemas de fundações mal projetadas.
As fundações tem por função, transferir todos os esforços da estrutura para o solo no qual ela se apoia. Uma fundação mal dimensionada, mal escolhida ou mal executada pode acarretar em prejuízos de ordem financeira (custo mais elevado); ordem executiva (dificuldades na execução da fundação proposta) e; recalques da estrutura, que podem gerar prejuízos incalculáveis para a obra.
As categorias de fundações podem ser rasas, dos tipos: sapatas, radier, sapatas corridas; ou profundas, dos tipos: tubulões e estacas de vários tipos. Uma escolha correta da fundação precisa se basear na análise do tipo de subsolo (norteadas por ensaios tipo SPT, NSPT e etc.); na disponibilidade de equipamentos do local da obra, bem como, na ordem de grandeza dos esforços da estrutura. Desse modo, a escolha adequada do tipo de fundação é um aspecto tão importante quanto sua precisa execução. É imprescindível que o projeto de fundação seja feito por um profissional ou empresa qualificados para esse tipo de obra.
Mas você deve estar se perguntando, se é possível recuperar uma fundação mal projetada ou mal executada? A resposta é sim. Existem algumas técnicas de recuperação e reforço de fundações que podem ser aplicadas em fundações subdimensionadas ou mal executadas. Mas para isso é necessário uma análise especializada e precisa das condições atuais da fundação, bem como, da soluções que mais se adequem ao caso.
Clique AQUI e faça um orçamento conosco!Walid Joseph Esper
Eng. Civil Crea 7119/D GO