Por Que Demolir se Você Pode Recuperar?

Nem sempre demolir e reconstruir é a única alternativa para uma edificação deteriorada. Em muitos casos é possível recuperá-la ou mesmo fazer um reforço em sua estrutura, que pode elevar em muito a sua vida útil. Para isso, são elaborados projetos de acordo com a situação de cada construção, definindo as técnicas de reforço ou recuperação que mais se adequem a cada caso.

Primeiramente vamos definir a diferença entre Recuperação e Reforço estrutural e em que casos devem ser utilizados. A Recuperação estrutural trata de recompor a forma/composição original da estrutura, isto é, trata a degradação, seja ela natural ou acidental. Enquanto o Reforço estrutural trata do aumento ou melhoria da capacidade de uma estrutura. A escolha entre os dois tipos é feita de acordo com a necessidade de cada edificação, e cabe ao projetista avaliar a melhor condição para cada obra.

Hoje em dia é possível encontrar algumas empresas de Engenharia que realizam projetos de recuperação e reforço estrutural. Um exemplo disso, é a Esper Engenharia de Projetos, que faz uso de diversas técnicas, como: incremento da seção das peças; uso do tecido carbono; colagem de chapas metálicas, entre outras, voltadas para este segmento. Algo importante a se destacar, é que através de parâmetros normativos é possível inclusive determinar a vida útil de cada estrutura e, consequentemente, da recuperação/reforço estrutural.

Mas como saber se é mais viável demolir ou optar por alguma técnica de recuperação/reforço estrutural? Os projetos de recuperação e reforço trabalham com estruturas prontas, isto é, sua carga máxima já está em trabalho, é como consertar um carro com o motor ligado. O que consequentemente os torna mais complexos do que os projetos novos. Sendo assim, é realizado um estudo de viabilidade, para cada caso específico, levando em consideração os custos do projeto e o grau de deterioração. No entanto, a recuperação ou reforço estrutural, quando possível, pode ser uma opção melhor por seu custo/benefício. Clique AQUI e faça um orçamento conosco!

Abraços,                                                                                                                                                                                                                                                                                        Engenheiro Walid Joseph Esper 

Compartilhar

Olá, posso ajudar?