A evolução da tecnologia do concreto a nível mundial é acompanhada de perto pelo Brasil, que nada fica a dever com seus conhecimentos, muitos deles pioneiros e indutores das inovações internacionais sobre este assunto. Com uma indústria de cimento forte, situada entre as maiores do mundo, e um acervo de profissionais invejável, além de centros tecnológicos modernos, este quadro positivo e favorável se completa com as novas gerações profissionais que surgem todos os anos de nossas escolas, contribuindo para a aplicação das novas técnicas na prática das obras em execução. A manutenção desse avanço constante exige um trabalho permanente de divulgação, proporcionando a todos a oportunidade de conhecer os novos conceitos e processos em disponibilidade, sob pena de haver evoluções não aplicadas – ou mal aplicadas – que poderiam resultar em problemas de qualidade e segurança para algumas obras.
A novidade mais recente é a Nova NB1 – ou NBR 6118:2003, como é registrada no INMETRO, Norma de Projeto das Estruturas de Concreto, única válida para uso em Projetos Estruturais no Brasil, desde Abril de 2004. Focada nos aspectos ligados à durabilidade das estruturas, seguindo tendência mundial, consequência de uma história recente de crescimento das patologias em estruturas, a nova norma traz muitas novidades que foram objeto de divulgação em todo o Brasil, num esforço pessoal dos integrantes da Comissão de Estudos que a escreveu, todos profissionais reconhecidos no Brasil e no exterior por sua sabedoria e permanente atualização. Neste artigo procuraremos mostrar alguns recursos que a Norma pratica em benefício dessa evolução e que, por representarem uma nova ordem de coisas, precisam ser bem compreendidos, e então transformados em ações práticas efetivas.
Procuramos abordar os assuntos em tópicos que caracterizam a causa de nova atitudes tecnológicas e os efeitos que se pretende com elas, sempre em benefício da qualidade, segurança e economia, o tripé que resume todos os objetivos da Engenharia de Estruturas.
Leia o artigo completo, clicando AQUI.